A Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL), em Vitória de Santo Antão, lançou, nesta quarta-feira (28) a pedra fundamental da Cidade Universitária Governador Marco Maciel (CDUGMMA). O evento ocorreu no final da tarde, no Loteamento Conceição II, ao lado do Parque de Exposições e Vaquejada do município.

Durante a solenidade, teve início a preservação da mata ciliar do Rio Itapacurá e do Riacho Galiléia, que percorre o terreno. Às margens das fluviais, numa área de preservação ambiental com mais de 50 mil m², serão plantadas mais de 10 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Na CDUGMMA, funcionarão inicialmente quatro cursos da área de extensão, sendo eles:  Zootecnia, Ecologia, Agricultura Familiar, Gestão da Produção Rural e Gestão Ambiental. Na unidade, também irão ocorrer as aulas práticas dos cursos de Educação Física, Engenharia e Arquitetura.

A via de acesso à Cidade Universitária foi batizada como Alameda dos Estudantes. As ruas dentro da unidade serão nomeadas com nomes de árvores. A via principal do campus foi batizada como Radial dos Ipês. Nela, serão plantadas espécies de diversas cores.

Participaram do evento o prefeito Elias Lira (PSD), o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE), Evandro Carvalho, além de secretários municipais e demais autoridades. O sexteto do Centro Musical da Vitória (CEMUVI) e banda da Polícia Militar de Pernambuco fizeram apresentações.

HOMENAGEM A MARCO MACIEL

O nome do local foi uma escolha do presidente da Associação Vitoriense de Educação e Cultura (AVEC), Paulo Roberto Leite de Arruda, em homenagem ao ex-governador Marco Maciel. O político completou neste ano 50 anos de vida pública. Eleito deputado estadual em 1966, Marco também foi governador, senador, deputado federal, ministro e vice-presidente da República. Durante sua passagem como vice-presidente, Marco participou em Vitória da aula inaugural da primeira turma do curso de Direito da FACOL, no ano de 2002.

“É uma satisfação saber que estamos contribuindo e trabalhando para o engrandecimento de nossa cidade. É muito importante o surgimento deste campus universitário, de uma forma tão esplendorosa. Ganha Vitória de Santo Antão”, enfatizou Paulo Roberto.