A Cidade Universitária Governador Marco Maciel (CDUGMMA) fica situada no Loteamento Conceição II, nº 200. A área, margeada pelo Rio Itapacurá e Riacho Bento Velho, possui 70 mil metros para construção, além de espaços destinados para preservação ambiental de árvores nativas da região.

O nome do local foi uma escolha do fundador da Associação Vitoriense de Educação, Ciência e Cultura (AVEC), mantenedora da UNIFACOL – Centro Universitário FACOL, Paulo Roberto Leite de Arruda, em homenagem ao ex-governador Marco Maciel. Eleito deputado estadual em 1966, também foi governador, senador, deputado federal, ministro e vice-presidente da República. Durante sua passagem como vice-presidente, Marco participou em Vitória da aula inaugural da primeira turma do curso de Direito da FACOL, no ano de 2002.

A via de acesso à Cidade Universitária foi batizada como Alameda dos Estudantes. As ruas dentro da unidade serão nomeadas com nomes de árvores da Mata Atlântica. A via principal do campus foi batizada como Radial dos Ipês. Outras duas vias possuem o nome de Boulevard da Vitória e Boulevard das Tabocas.

Há priori, cinco cursos que abrangem o campo de extensão foram instalados: Gestão Ambiental, Ecologia, Agricultura familiar, Zootecnia e Gestão da Produção Rural. O espaço também contempla as aulas práticas de graduações e pós-graduações.

Por convênio entre a UNIFACOL e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, foi instalado na CDUGMMA a Casa de Justiça Cidadã, que leva o nome do jornalista vitoriense João de Albuquerque Álvares. Neste espaço, a população tem acesso à orientação jurídica, conciliação de conflitos e conscientização sobre direitos e cidadania.

Na Cidade Universitária Governador Marco Maciel, também funciona o laboratório de plastinação, sendo o único da região Nordeste e segundo no país a desenvolver a técnica usada na área da anatomia, que preserva o realismo das peças e não expõe os alunos e pesquisadores a elementos tóxicos.

Outras atividades também são desenvolvidas na CDUGMMA, abrangendo áreas diversas, como biotecnologia e microbiologia. No laboratório da Fungi Nordeste, empresa embarcada no campus, é desenvolvido um estudo tecnológico a partir de diversos fungos, sendo eles comestíveis, medicinais e para a indústria do vinho, visando abastecer o mercado interno. Sem contar os inúmeros estudos envolvendo a engenharia alimentar e a de farmácia, como a questão que insere os probióticos, dentre outros.